Em resposta à pandemia de Covid-19 que atingi o mundo e preocupa toda a população, o Portobello Grupo emitiu nota nesta sexta-feira (20), com relação ao funcionamento da empresa em Tijucas, considerada uma das maiores da região.
Foto: Divulgação
A empresa diz reitera sua preocupação e prioridade com o bem-estar e a segurança dos funcionários, clientes e toda sociedade e que por isso, em conformidade com as determinações das autoridades de saúde constituídas, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições brasileiras, federais e locais, criou um Grupo de Trabalho de Monitoramento do Coronavírus, além de adotar medidas de afastamento de colaboradores, higiene e segurança nas instalações.
MEDIDAS ADOTADAS
- Funcionamento das fábricas: Redução gradativa da capacidade produtiva e operacional da unidade em Tijucas, ao nível mínimo necessário para sua operação e segurança técnica. Em relação à fábrica da Pointer, localizada em Maceió/AL, desenvolve plano similar de redução gradativa da produção.
- Poder público: Irá estabelecer um canal direto de comunicação junto à prefeitura de Tijucas, prestando apoio em ações preventivas.
- Home office - Escritório Florianópolis: Implantação do trabalho remoto para 100% dos colaboradores, com suporte para execução e segurança de suas funções.
- Home office - Unidade Tijucas: Implantação do trabalho remoto para 75% dos colaboradores do setor administrativo, com suporte para execução e segurança de suas funções.
- Rede de Lojas Portobello Shop: As lojas físicas seguirão todas as orientações dos poderes públicos estaduais e municipais, garantido atendimento remoto aos clientes conforme suas necessidades.
- Colaboradores em situação de risco (idosos, gestantes e crônicos): para os profissionais que atuam nas áreas administrativas, implantou o regime de home office. Em relação aos profissionais da área industrial, afastou 100% das gestantes e idosos. Pessoas com doenças crônicas são avaliadas pela equipe de Medicina do Trabalho e serão priorizadas no afastamento para a redução da capacidade produtiva.
- Intensificação da comunicação direta com os colaboradores, por meio de canais internos de comunicação, como o CONECTA, TV, e-mail institucional, cartaz mural, equipe ambulatorial e pauta “gestor equipe”. Compartilhamento, com maior frequência, de atualizações, acontecimentos importantes e dados oficiais, garantindo a segurança dos colaboradores e evitando a disseminação de fake news;
- Ações de suporte aos colaboradores: disponibilização da equipe médica e ambulatorial para atendimento dos colaboradores com dúvidas. Disponibilização de linha telefônica para comunicação imediata de suspeitas de contaminação, seguida de ações contidas em protocolos e planos de contingência. Divulgação do canal do plano de saúde para orientação dos colaboradores;
- Ações restritivas: irá proibir a entrada de fornecedores ou prestadores de serviços com sintomas de gripe e suspensão de todas as atividades coletivas.
- Orientações sobre hábitos de higiene e comportamento: criação e divulgação de material com informações de boas práticas de prevenção e higiene, cumprimentos e aglomerações nas dependências.
- Refeitório: flexibilização dos horários de abertura do restaurante interno, diminuindo o fluxo de pessoas, além de ampliação das medidas de sanitização;
- Limpeza, desinfecção e ventilação: disponibilização de álcool gel em todas as unidades, aumento na frequência de limpeza e higienização das instalações, em especial nos locais de uso coletivo. Otimização da ventilação mecânica e desobstrução de todos os canais de ventilação natural.
- Transporte coletivo: ampliação das ações de limpeza/desinfecção dos ônibus utilizados pelos colaboradores e disponibilização de conteúdo informativo.
- Fluxo de pessoas nas unidades operacionais: será estudada alternativas que visam a redução do fluxo de pessoas nos turnos, transporte coletivo e refeitórios;
- Plano de contingência: o Grupo de Trabalho contra o coronavírus irá desenvolver o plano de contingência, contemplando medidas ainda mais extremas que visam antecipar ações necessárias conforme a evolução da pandemia.
Além destas e de outras ações já implantadas, o Portobello Grupo informa que o Grupo de Trabalho criado em virtude da pandemia de coronavírus no Brasil, acompanha constantemente a evolução do vírus no país. Nesse sentido, novas medidas preventivas poderão ser implementadas imediatamente em suas unidades fabris e de negócios.