notícia

Santa Catarina realiza 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal

Fórum também será um momento para as prefeituras firmarem sua adesão ao programa PET Levado a Sério

Por Daianny Camargo
24/04/2025 13:42:05

Com o compromisso de ampliar a proteção, defesa e bem-estar dos animais, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e sua Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea estadual), promove no próximo dia 30 de abril, o 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal de Santa Catarina. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório da Granfpolis, em Florianópolis. Na ocasião, será lançado o edital do programa PET Levado a Sério, uma iniciativa do Governo do Estado que prevê parcerias diretas com os municípios para fomentar ações efetivas em prol da causa animal.

Santa Catarina realiza Fórum de Prevenção da Crueldade Animal e lança edital  do programa Pet Levado a Sério - Agência de Notícias SECOM

O Fórum integra as ações da campanha Abril Laranja, mês voltado à prevenção da crueldade contra os animais, e tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, o fortalecimento de políticas públicas e a capacitação de gestores municipais, profissionais da saúde, assistência social e demais interessados. A proposta é construir soluções conjuntas para o combate aos maus-tratos e a promoção da guarda responsável em Santa Catarina.

“A nossa campanha Abril Laranja reforça que a luta contra a crueldade animal é uma responsabilidade de todos. A conscientização e a denúncia são ferramentas essenciais para garantir um futuro mais digno e seguro para os animais”, destacou o secretário da Semae, Emerson Stein.

Com apoio da Assembleia Legislativa de SC, Prefeitura de Blumenau, Ministério Público de SC, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Ampara Animal e outros parceiros, o evento pretende se consolidar como um marco no avanço das políticas públicas de proteção animal no Estado.

Destaques da programação

A diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Costa, fará a palestra de abertura, com o tema Protocolo de Maus-Tratos de Santa Catarina, apresentando o modelo de atuação adotado pelo Estado e a importância da integração entre os órgãos.

“Estamos avançando na construção de uma rede de proteção sólida e articulada. O Protocolo de Maus-Tratos de SC orienta as ações e fortalece a atuação dos municípios e entidades envolvidas na causa. A prevenção passa pela informação e pela parceria entre os entes públicos. Essa é uma luta que precisa ser coletiva”, afirma Fabrícia.

Entre os cases de sucesso que serão apresentados no evento, destacam-se:

- Simone Cristina Schultz Corrêa, promotora de Justiça titular da 21ª Promotoria de Joinville, que abordará a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos dos animais, destacando avanços, desafios e o papel estratégico do MP na construção de políticas públicas eficazes.
- Mardjoli Adorian Valcareggi, delegada titular da Delegacia de Proteção Animal (DPA) da Polícia Civil, apresentará o tema “Fluxograma de Atuação: a importância das parcerias, desafios e a Teoria do Elo”. A delegada irá tratar da articulação entre os órgãos, os entraves enfrentados na prática e o papel preventivo das investigações, destacando como a crueldade animal pode estar ligada a outras formas de violência.

O Fórum também será um momento para as prefeituras firmarem sua adesão ao programa PET Levado a Sério, com apoio técnico e institucional do Governo do Estado para implementação de ações em seus municípios.

Serviço:
1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal
Data: 30 de abril de 2025
Horário: A partir das 9h
Local: Auditório da GRANFPOLIS – Rua Cândido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados